ARQUITETURA ESCOLAR: A PEDAGOGIA MONTESSORIANA APLICADA A REALIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE

Gabriela Aguiar RAFAEL

Resumo


O problema educacional não é novidade no cenário brasileiro, tendo em vista
sua baixa classificação em órgãos como o PISA. Além disso, é notório que o
espaço construído das escolas em dias atuais somente ajuda a impulsionar
esta problemática. Para tanto, a proposta de uma nova metodologia: a
montessoriana, vem á contribuir para um avanço na educação visto seus
importantes e satisfatórios resultados ao redor do mundo. A arquitetura escolar
é uma variável extremamente potente moldando a forma de aprender e
otimizando este processo. Para tanto, o presente trabalho busca compreender
quais são os problemas educacionais encontrados, buscando aplicar ao
ambiente de ensino infantil uma escola montessoriana na cidade de
Presidente Prudente. Assim, se torna necessário entender sobre a pedagogia,
seus impactos e a realidade que está sendo inserida. Optou-se por demonstrar
os elementos essências de Maria Montessori em um ambiente escolar,
seguindo para as possíveis implicações legais do sistema educacional brasileiro
voltado a pedagogia, demonstrando em seguida os dados sobre a realidade da
cidade, findando-se em apresentar o local escolhido e o motivo pelo qual ele se
apresenta, através de diagramas.


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