GESTÃO ESTRATÉGICA DE COMPRAS PARA REDUÇÕES DE CUSTOS DE MATÉRIAS-PRIMAS EM UMA EMPRESA DE ALTO-FALANTES

Bruno Reginato Prates MARTINS, Willian Yudi Santana KOGA

Resumo


 

Uma grande preocupação vigente nas empresas contemporâneas é o nível de competitividade alcançado, tendo em vista que a falta dessa capacidade de disputa pode tirar qualquer organização do cenário empresarial. Para garantir um alto nível de competitividade, as reduções de custos são primordiais, pois, em um contexto igualitário de vendas, quanto menos se gasta com matérias-primas, mais se lucra. Nesse sentido, este trabalho busca estudar o comportamento do setor de compras de uma empresa de alto-falantes e propor melhorias a fim de obter processos que auxiliem em reduções de custos de matérias-primas. Metodologicamente, este artigo usa bibliografias para conceituar seus argumentos e o relato de experiência em uma empresa de alto-falantes para examinar uma situação real e fundamentar o debate. Trata-se de uma amostragem clara da importância da gestão estratégica de compras para reduções de custos de matérias-primas, além de uma proposta de aplicação dessa gestão na organização analisada. Por fim, pontos interessantes como, a importância dos fornecedores, sistemas de compras, relação preço-custo e negociações de compras são ponderados, da mesma maneira que reflexões e esclarecimentos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.