CENTRO SABER CRESCER: A APLICABILIDADE DO MÉTODO MONTESSORIANO ATRAVÉS DA NEUROARQUITETURA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL.

Isadora Martinho NEVES SILVA

Resumo


Ao generalizar a arquitetura, compreende-se que seu foco primário desde a antiguidade é o
abrigo, porém, na atualidade, o abrigo engloba fatores como conforto e estética. O presente
trabalho consiste em proporcionar, por meio da arquitetura, ferramentas que auxiliem no
desenvolvimento cognitivo da criança em sua primeira infância, buscando incentivar sua
autonomia através de sua criatividade, auxiliando a formação de traços positivos e qualificativos
ao se tornarem futuros adultos. Desse modo, o trabalho é baseado na compreensão da
mentalidade infantil, aperfeiçoada através da união do método Montessoriano com a
neuroarquitetura. Para assim, demonstrar a importância de um ambiente projetado
especificamente para seu usuário, proporcionando então, a arquitetura lúdica, somada a outros
meios que auxiliam na exploração de seus sentidos derivados das curiosidades, fornecendo à
criança o sentimento de pertencimento ao local. Sendo assim, o projeto arquitetônico
corresponde a um centro recreativo, não formal, na cidade de Presidente Prudente, destinado
ao uso infantil. Este projeto consiste em consolidar um espaço que seja complementar ao ensino
curricular, porém que seu foco é estimular o autoconhecimento, liberdade e autonomia, para a
compreensão do valor da educação. Com suas diretrizes baseadas nas necessidades das
crianças em seu local de descoberta, onde as soluções arquitetônicas aplicadas no projeto
baseiam-se nos conceitos presentes da neurociência, neuroarquitetura, método Montessoriano
e ergonomia.


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