PLANEJAMENTO DAS AÇÕES NO PROJETO SOCIOEDUCATIVO: AS POSSIBILIDADES DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Rosimalia Aparecida Vieira, Andréia da Silva Almeida

Resumo


Neste artigo, procuramos tratar da importância do planejamento das ações no projeto socioeducativo e a partir deste visualizar as possibilidades de uma gestão democrática, tendo como referencia o campo de estagio Casa da Criança e Centro Social São José, um projeto socioeducativo para crianças e adolescentes. Neste prisma discutimos as dimensões que compõe a gestão democrática, a dimensões esta: propositiva, executiva e avaliativa, bem como salientamos a necessidade da construção do planejamento social para que esta instituição que pertencente ao terceiro setor desenvolve atividades de interesse publico, ou seja, assumiu perante a este seguimento populacional um compromisso que devia ser do Estado, sendo este parceiro da mesma através de convênios, possa alcançar o objetivo para o qual ela existe, isto é, possibilitar um espaço de proteção integral a criança e ao adolescente como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente bem como a tipificação dos serviços socioassistenciais, e central a elaboração do planejamento social, com todas as características que lhes são próprias, como instrumento para uma gestão democrática e participativa de todos os atores que atuam nesta instituição junto a esses usuários, bem como este poder auxiliar na superação de barreiras como a visão da caridade que perpassa as ações dessa instituição com vista a um trabalho direcionado pela ótica do direito conquistado.

Texto completo:

PDF