O SERVIÇO SOCIAL, FRENTE AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA APAE DE PRESIDENTE PRUDENTE, COM VISTAS AO ACESSO AS POLITICAS PÚBLICAS E SEUS DIREITOS ADQUIRIDOS

Cibele MORANI, Alicia Santolini TONON

Resumo


O presente artigo foi desenvolvido como forma de mostrar para as famílias que tem crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) o conhecimento sobre as políticas públicas pertencentes a este público alvos, pois muitas dessas famílias possuem certas dificuldades sobre quais são os direitos que a criança com TEA possui e aonde e como recorrer por esse direito. Portanto, esta pesquisa é decorrente do processo de ensino e aprendizado, realizado durante o tempo de estágio concretizado na Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE), para a construção do artigo de supervisão acadêmica do curso de Serviço Social da Faculdade Toledo Prudente Centro Universitário, o presente trouxe como discussão principal, o acesso as políticas públicas dessas crianças com TEA, pela busca dos diretos adquiridos, onde infelizmente, devido às mudanças ocorridas no contra turno dos usuários pertencentes da APAE, muitas famílias estão deixando de levar seus filhos aos atendimentos médico, onde, neste período em que os pais estivesse esperando seu filhos iriam ser realizadas palestras, reuniões sobre o conhecimento das políticas públicas para as famílias, mais devido a estas alterações ocorridas na APAE, muitas crianças estão faltando dos atendimentos médicos, pois muitas famílias não têm condições de levar seus filhos mais de uma vez na instituição. Desde modo, cabe o profissional de Serviço Social identificar essas demandas existentes, e utilizar como meio o processo de mediação para que possa identificar as demandas em sua particularidade e assim poder realizar respostas profissionais sustentável.

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