O SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO C.A.A.: UM ESTUDO SOBRE O DESLIGAMENTO DAS CRIANÇAS ATENDIDAS

Maria de Fatima Vieira Martins ANTUNES, Silvia Helena MANFRIN

Resumo


O presente trabalho consiste em um estudo a partir do Centro de Avaliação e Acompanhamento – CAA – “Centrinho”, campo de estágio do Serviço Social, cujo público alvo são alunos da rede municipal de ensino com o objetivo de propiciar a melhoria no seu desempenho e a consequente inclusão do estudante com dificuldades de aprendizagem adotando, para tanto, o modelo psicoeducacional. A educação no CAA é vista como um bem que precisa ser revisto, salientando a responsabilidade da família no estímulo e amparo da criança com dificuldade de aprendizagem para que supere suas dificuldades. No entanto, constatamos que essa proposta ainda não está clara para as famílias envolvidas, resultando em números elevados de desligamento de crianças do serviço. A partir dessa realidade, indagamos os motivos que levam ao desligamento da criança do acompanhamento. No entanto, se faz um exercício de cidadania e luta pelo direito à educação e para o desenvolvimento da criança na família, e na escola.

Texto completo:

PDF