A ESCOLA SOB AS PERSPECTIVA DO ADOLESCENTE EM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA.

Ana Cristina Bernardes Prates, Elda Rivero Lacerda Santos, Sandra Dutra Pereira, Simara Andréia Costa Paiva

Resumo


A presente pesquisa tem a finalidade de discutir a inclusão do adolescente autor de ato infracional na rede de ensino e analisar os principais motivos que levam esse adolescente a se evadir da escola levando em consideração que a escola é um dos pilares que sustentam a medida socioeducativa de liberdade assistida - LA, juntamente com a família, e a sociedade. A pesquisa foi desenvolvida no Centro de Referência Especializado de Assistência Social que atende adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade (CREAS-LA/PSC) do Município de Presidente Prudente. Este trabalho baseou-se em pesquisa de campo qualitativa e descritiva, de cunho quantitativo sendo que a análise dos dados foi fundamentada e fontes documentais e bibliográficas. Foram realizadas entrevistas com 14 adolescentes autores de ato infracional que cumprem medidas socioeducativas de Liberdade Assistida – LA no CREAS de Presidente Prudente. O objetivo da entrevista foi identificar quais os motivos que levam os adolescentes a não frequentarem a escola. Foram realizadas entrevistas com os profissionais do CREAS-LAPSC que indagaram da compreensão da equipe do CREAS-LAPSC sobre a questão da inserção do adolescente em medida sócioeducativa na escola, as dificuldades e desafios desses adolescentes em freqüentar o sistema educacional e as ações desenvolvidas por este serviço para a inserção do adolescente na escola. Constatou-se que o adolescente autor de ato infracional é de responsabilidade da família, do Estado e da sociedade em geral e para garantir o acesso e a permanência do adolescente na escola é preciso uma articulação efetiva do Sistema de Garantia de Direitos.

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