A EDUCAÇÃO COMO ESPAÇO DE ATUAÇÃO PARA O ASSISTENTE SOCIAL: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Aline Alves de Oliveira MORAES, Daiane Lima de AMORIM, Mara Lúcia de Oliveira LACERDA, Sônia da Silva DIAS

Resumo


O intuito deste trabalho de conclusão de curso é realizar uma discussão sobre a atuação e as contribuições do Serviço Social na educação. Este trabalho é fruto de inquietações pertinentes a conhecer os fatores que dificultam o processo de implantação do Serviço Social na política de educação, a fim de analisar quais os desafios que estão postos na contemporaneidade para que o Serviço Social seja inserido no sistema educacional no município de Presidente Prudente. A inserção do Serviço Social na educação tem como objetivo consolidar ações e atividades em um plano pedagógico e educacional que visam à atenção tanto ao educando quanto ao trabalho com seus familiares, salvo que o Serviço Social com seu caráter crítico e interventivo vem tentando ampliar sua atuação em todos os espaços que incidem as disparidades da questão social considerando que é uma profissão que vem enfrentando barreiras pelo desafio de conquistar seu espaço no sistema educacional, principalmente ao que se diz respeito ao direito à educação que tem sido como um direito garantido por lei seja na Constituição Federal de1988, Estatuto da Criança e do Adolescente e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Direitos que precisam ser percebidos por todos os profissionais que trabalham no sistema educacional, garantindo o completo desenvolvimento da criança e do adolescente, colaborando em sua formação para o exercício da cidadania. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica pertinente ao tema e uma pesquisa de campo na Secretaria Municipal de Educação no município de Presidente Prudente-SP, junto às assistentes sociais e educadora de saúde. Diante da pesquisa realizada, foram verificados que são amplos os desafios encontrados para a implantação do Serviço Social na Escola, sendo relevante sua atuação no enfrentamento da questão social, buscando a garantia do acesso e permanência do aluno no ensino educacional com qualidade e visando a emancipação do cidadão.