A INACESSIBILIDADE DE VAGA EM CRECHE EM PERÍODO INTEGRAL E O REBATIMENTO NA VIDA DA CRIANÇA E NO COTIDIANO FAMILIAR

Ana Caroline Albertini COSTA, Ester Viana de SENA, Esther Ramos CORDEIRO, Marielly Tumitan ZECHI

Resumo


A presente pesquisa de conclusão de curso trouxe a discussão o acesso às vagas parciais e integrais no Centro Educacional Infantil “Walter Figueiredo” de Presidente Prudente/SP, o direito do desenvolvimento pleno da criança e as implicações das vagas parciais em âmbito familiar. A escolha do tema ocorreu devido aos interesses em comum do grupo e inquietações, especialmente por uma das integrantes deste realizar estágio no local, bem como à relevância do tema em meio social. As vagas de ensino integrais garantem além do desenvolvimento da criança, a sua proteção social. As famílias dependem dos responsáveis, pai e mãe, no mercado de trabalho para garantir o sustento de sua prole. O trabalho alcançou ainda o levantamento do perfil das famílias das crianças atendidas pelo Centro Educacional Infantil ‘Walter Figueiredo’. A pesquisa foi realizada através de coleta de dados documentais dos perfis dos familiares atendidos pelo Centro Educacional e posteriormente através de questionário com devolução voluntária sobre a dinâmica familiar. Além da proteção e desenvolvimento o ensino integral é um direito universal da criança e independe de status social e renda familiar e possui reflexos na rotina destas famílias. O resultado da pesquisa nos trouxe o modo em que as famílias atendidas se organizam e a necessidade do ensino integral, sendo ela em contexto familiar e educacional. Para melhor apreensão das demandas sociais, foi identificada pelo grupo a necessidade do Centro Educacional realizar um trabalho com este público para aproximação e resolução das reais demandas familiares com apoio de uma equipe sensibilizada e capacitada para este trabalho, contando ainda com a colaboração interdisciplinar.

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