DELINEAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NESTE INÍCIO DE

Rosemara Perpetua Lopes

Resumo


RESUMO: Quem é o profissional que atende pelo nome de professor? Há a crença de

que o professor é formado tão somente na pela universidade. De fato, a instituição

de ensino superior é oficialmente designada para a formação do professor. Contudo,

as dificuldades vividas por professores, especialmente os iniciantes, nas escolas de

ensino fundamental e médio são indício de que a formação inicial desse profissional

não parece ajustada às necessidades de seu campo de atuação, lugar em que a

complexidade, a imediaticidade e a imprevisibilidade imperam, além, é claro, das

políticas educacionais que norteiam todo o sistema educacional e também das

particularidades inerentes ao contexto sócio-histórico. Para refletir sobre tais

colocações, formulou-se este trabalho, que propõe abordar a formação do professor

sob o enfoque dos saberes que o constituem enquanto profissional, empreendendo

uma breve revisão da literatura educacional a respeito, abordando questões como a

formação do professor em tempos de Educação à Distância (EaD), entre outras. Os

delineamentos propostos desembocaram numa discussão que tem como pano de

fundo a relação entre teoria e prática. Relação dicotômica para alguns, dialética para

outros. Tendo como objetivo alcançar uma maior compreensão a respeito dos

fatores presentes no percurso de formação do professor, seja em ambiente

acadêmico ou no campo de atuação, este trabalho resultou na constatação de que

teoria e prática não se dissociam, podendo, inclusive, ser consideradas distintas

dimensões de uma mesma realidade que, por ser histórica e singular deve estar

contemplada já na formação inicial do professor.


Palavras-chave


Formação docente. Saberes docentes. Inovações tecnológicas.

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