DELINEAMENTOS SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NESTE INÍCIO DE
Resumo
que o professor é formado tão somente na pela universidade. De fato, a instituição
de ensino superior é oficialmente designada para a formação do professor. Contudo,
as dificuldades vividas por professores, especialmente os iniciantes, nas escolas de
ensino fundamental e médio são indício de que a formação inicial desse profissional
não parece ajustada às necessidades de seu campo de atuação, lugar em que a
complexidade, a imediaticidade e a imprevisibilidade imperam, além, é claro, das
políticas educacionais que norteiam todo o sistema educacional e também das
particularidades inerentes ao contexto sócio-histórico. Para refletir sobre tais
colocações, formulou-se este trabalho, que propõe abordar a formação do professor
sob o enfoque dos saberes que o constituem enquanto profissional, empreendendo
uma breve revisão da literatura educacional a respeito, abordando questões como a
formação do professor em tempos de Educação à Distância (EaD), entre outras. Os
delineamentos propostos desembocaram numa discussão que tem como pano de
fundo a relação entre teoria e prática. Relação dicotômica para alguns, dialética para
outros. Tendo como objetivo alcançar uma maior compreensão a respeito dos
fatores presentes no percurso de formação do professor, seja em ambiente
acadêmico ou no campo de atuação, este trabalho resultou na constatação de que
teoria e prática não se dissociam, podendo, inclusive, ser consideradas distintas
dimensões de uma mesma realidade que, por ser histórica e singular deve estar
contemplada já na formação inicial do professor.