GESTÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: DESAFIOS PRESENTES AO TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Fátima de Oliveira Souza, Juliana Pátaro, Marcia Germano da Silva, Rosiane Aparecida Gibim, Valderês Maria Romera

Resumo


Este trabalho teve como estudo a gestão do Centro de Referência da Assistência
Social, no qual têm-se como objetivo analisar os desafios que o assistente social
encontra no processo de construção da gestão social, articulado com o
conhecimento produzido pelo Serviço Social a partir do projeto teórico metodológico,
ético político, técnico operativo. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e
a técnica exploratória, baseados em livros e artigos já produzidos e elaborados por
autores de renomes do Serviço Social. O trabalho esta composta em três capítulos
sendo que no primeiro os Direitos Sociais e a Questão Social são como bases
fundantes das Políticas Sociais. No segundo capítulo abordou-se a Política de
Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social, no qual focalizou-se o
Centro de Referência da Assistência Social que é objeto de estudo deste trabalho.
As reflexões sobre a Gestão Social sob a égide da interdisciplinaridade como
destaque na direção da territorialidade e matricialidade familiar, assim como as
dimensões do planejamento, execução e avaliação compõem o terceiro capitulo. Os
principais resultados desta pesquisa são: as possibilidades de transformação das
redes locais, onde o Centro de Referência de Assistência Social passa a ser um
articulador de vários serviços que entrelaçam com outras políticas sociais. Sendo
assim a equipe interdisciplinar do Centro de Referência de Assistência Social atua
materializando os princípios do código de ética e das diretrizes curriculares,
colocando os serviços na sua prática efetiva.
Palavras Chaves: Centro de Referência da Assistência Social; Direitos Sociais;
Gestão; Interdisciplinaridade; Políticas Sociais; Sistema Único de Assistência Social;

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