GESTÃO DA IMORTALIDADE EMPRESARIAL PARA MICROS E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Eliana Cristina Franco, Jorge Luis Galvão Oliveira

Resumo


Este trabalho tem o propósito de discutir a mortalidade empresarial, e
analisar os fatores que propiciam sua longevidade, a caminho da imortalidade. É
o que pode ser chamado da busca da “Teoria da gestão da imortalidade
empresarial”. Consiste em um estudo exploratório e pretende ser o início de uma
linha de pesquisa sobre a imortalidade empresarial, onde a sua longevidade seja
o principal fator de busca. Procurou-se a partir de um estudo realizado pelo
SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Empresas), identificar os efeitos da
mortalidade empresarial para micros e pequenas-empresas nos seus primeiros
anos de vida, buscando, assim, demonstrar os fatores que propiciam sua
longevidade, talvez não o sucesso do empreendimento, mas o mais próximo da
imortalidade. No trabalho também é destacado as principais ações aos futuros
empresários e seus empreendimentos, tanto no que diz respeito à conduta,
quanto ao futuro de seu negócio. Partindo-se do contexto de que há a
necessidade de um prévio planejamento do negócio que se venha empreender,
as ações a seguir também se tornarão necessidades essencias para vida da
empresa, assim também identificando a necessidade do controle do capital da
empresa, bem como seu caixa, o capital de giro, que é fator decisivo para vida da
empresa. “Sem lucro a empresa fica estagnada ou encolhe, mas sem capital de
giro, ela desaparece”. Por fim, partindo-se deste contexto, verificou-se a eficiência
das Empresas Juniores, no âmbito empresarial, no auxilio a gestão dessas
empresas que buscam ingressar o mercado, propiciando apoio aos empresários e
conhecimento aos universitários presentes neste trabalho.
PALAVRAS-CHAVE: Imortalidade Empresarial; Longevidade; Adaptação;
Evolução; Empreendedorismo; Capital de Giro; Empresas Juniores.

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