A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA SOB ABORDAGEM DOS MÉTODOS DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO E VARIÁVEL: UMA ANÁLISE SOBRE A OTIMIZAÇÃO DO RESULTADO ORGANIZACIONAL

Anderson Fonseca Agostinho, Michel Aparecido de Oliveira, Maria Cecília Palácio Soares

Resumo


O presente trabalho analisa a formação do preço de venda, através dos métodos de custeios por absorção e variável, demonstrando os impactos no resultado organizacional, e
destaca a importância de ter-se um sistema de informação contábil interno à geração de dados eficazes, fator de segurança à tomada de decisão.
O cálculo do preço de venda é realizado sob a visão do custeio por absorção, com base em vários critérios de rateios. Esses rateios foram realizados no intuito de demonstrar a variação de cada um, sobre o custo total.
Sob o aspecto do custeio variável, realizou-se várias simulações no momento de fixar o preço ao produto, através da determinação do ponto de equilíbrio, margem de
contribuição e taxa interna de retorno.
A importância em determinar o preço de venda para o alcance dos resultados almejados pela empresa é uma questão vital para a continuidade no mercado que se atua.
O preço de venda é flexível de acordo com as necessidades da empresa, constituindo uma peça fundamental no planejamento empresarial, já que qualquer mudança
afeta a otimização do resultado organizacional da empresa.
PALAVRAS-CHAVES: Formação do preço de venda; Resultado empresarial; Custeio por absorção e variável; Continuidade.

Texto completo:

PDF