UM ESTUDO DOS REGISTROS CONTÁBEIS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE ACORDO COM O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA: BASE NECESSÁRIA À EFICÁCIA PATRIMONIAL NA VISÃO DA TEORIA CONTÁBIL

Adriana Magro Magro, Daniela Sperandio Cavalcante, Guilherme Aparecido Soares da Silva, Maria Cecília Palácio Soares

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido em uma empresa de pequeno porte, que presta serviços e comercializa produtos na cidade de Presidente Prudente/SP; esta empresa foi utilizada como modelo estruturalista para aplicação da teoria contábil.
Com base no Princípio da Competência, elaborou-se para a empresa vários controles internos, tendo o mês de março de 2004 como referência.
Através destes controles foi possível desenvolver um sistema gestacional gerencial, o qual apresenta várias informações desconhecidas para a empresa.
A base teórica foi essencial para elaboração dos sistemas e a estruturação das informações gerenciais, evidenciando a possibilidade de auto-gestão eficiente na busca da eficácia organizacional para a micro empresa e empresa de pequeno porte.
PALAVRAS-CHAVE: Controles Internos; Princípio da Competência; Regime de Caixa; Princípio da Oportunidade; Teoria do Fenômeno Patrimonial.

Texto completo:

PDF