PERFIL DAS EMP. DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS DE PRES. PTE-SP E A INFLUÊNCIA DO PLANO REAL E DA EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE LOGÍSTICA NO SEGMENTO DE TRANSP. RODOVIÁRIO DE CARGAS NO BRASIL NO PER. 1994-2002: UMA ABORD. SOB ÓTICAS DA TEORIA SCHUMPETERIANA.

Thiago de Oliveira, Douglas Fernandes

Resumo


O presente trabalho realiza uma apresentação do segmento de transporte rodoviário de cargas no Brasil, partindo para o enfoque local no Município de Presidente Prudente- SP, descrevendo a sua importância do setor para a economia brasileira. Observando a evolução do conceito de logística e sua influência nas empresas de transporte rodoviário de cargas. A princípio analisou-se a infra-estrutura do setor, esse não apresentou números favoráveis, apesar de ser uma atividade responsável por mais de 60% da movimentação de cargas no país, enfrenta problemas desde a sua fragmentação passando por uma frota obsoleta e rodovias em péssima conservação. A teoria shumpeteriana ganha enfoque na abordagem do conceito de logística na empresa transportadora de cargas rodoviária, pois se torna mais relevante a empresa não somente transportar, mas sim movimentar, armazenar e distribuir os produtos em níveis de serviços eficientes, oferecendo vantagens competitivas para seus clientes. PALAVRA-CHAVE: Segmento de Transporte Rodoviário de Cargas; Infra-estrutura do Setor Rodoviário; Teoria Shumpeteriana; Logística.

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