EDUCAÇÃO CONTINUADA E OBRIGATORIEDADE DE COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO E DESEMPENHO DA PROFISSÃO CONTÁBIL

Lúcia Helena de Souza, Priscila Martins Barbosa, Vicente Paulo da Silva, Maria Cecilia Palácio Soares

Resumo


O presente trabalho discute o elo entre a formação e a execução da profissão
contábil em um composto contínuo, ininterrupto pela busca do conhecimento
científico, não desvinculado da prática, na geração da competência como a
capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação valores, atitudes, habilidades
necessários para o desempenho eficiente de atividades requeridas pela natureza
de seu trabalho. O tema da pesquisa está inserido no campo da Ética Profissional
quando vincula a busca pelo conhecimento constante como uma responsabilidade
consciente na execução da profissão contábil. Fez uso de documentação indireta
de fontes secundárias, empregando o método de abordagem dedutivo e o de
procedimento histórico. A pesquisa buscou demonstrar que a aprendizagem deve
ser constante e que o papel das instituições de ensino, em sua função de
educadora, não deve jamais se separar da realidade, possibilitando ao aluno uma
visão crítica da realidade.
Palavras-chave: Profissional Contábil. Conhecimentos. Competências. Educação
Continuada.

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