ESTÁGIO SUPERVISIONADO UM COMPONENTE CURRICULAR AUXILIANDO NA FORMAÇÃO E NA EVOLUÇÃO PROFISSIONAL DO ALUNO DE ADMINISTRAÇÃO NAS FCEAPP
Resumo
Este estudo procurou analisar um componente curricular pertencente ao curso de
Administração conhecido como estágio supervisionado (obrigatório ou não), na visão do
próprio aluno. Para tanto, foram entrevistados, com base amostral, alunos de 1º e 4º anos
na FCEAPP. Com isso, foi possível analisar de forma consistente os principais fatores que,
na opinião do próprio aluno (ingressante ou formando), estão auxiliando de forma
específica na formação acadêmica, como também, propiciando ao acadêmico, ampliação
de visão de mercado, interligando de forma satisfatória prática e teoria, ou seja, um
componente de agregação de valores profissionais. Procurando uma consistência maior no
que tange a verificação apresentada, buscou-se a compreensão de algumas bibliografias,
pesquisas e aplicação de questionários. Como ferramental metodológico, foi adotada uma
abordagem qualitativa do tipo exploratória. A coleta de dados foi realizada através de dois
tipos de questionários, um primeiro, aplicado para os alunos ingressantes e um outro para
os alunos formandos, constando questões fechadas, abertas e semi-abertas.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado – Componente Curricular – Curso de
Administração.
Administração conhecido como estágio supervisionado (obrigatório ou não), na visão do
próprio aluno. Para tanto, foram entrevistados, com base amostral, alunos de 1º e 4º anos
na FCEAPP. Com isso, foi possível analisar de forma consistente os principais fatores que,
na opinião do próprio aluno (ingressante ou formando), estão auxiliando de forma
específica na formação acadêmica, como também, propiciando ao acadêmico, ampliação
de visão de mercado, interligando de forma satisfatória prática e teoria, ou seja, um
componente de agregação de valores profissionais. Procurando uma consistência maior no
que tange a verificação apresentada, buscou-se a compreensão de algumas bibliografias,
pesquisas e aplicação de questionários. Como ferramental metodológico, foi adotada uma
abordagem qualitativa do tipo exploratória. A coleta de dados foi realizada através de dois
tipos de questionários, um primeiro, aplicado para os alunos ingressantes e um outro para
os alunos formandos, constando questões fechadas, abertas e semi-abertas.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado – Componente Curricular – Curso de
Administração.