NOVA PROPOSTA DE AUXÍLIO APRENDIZAGEM DO PROJETO BRINCANDO E APRENDENDO

Clara Célia Oishi Ferrari, Edicleide Cássia Souza de Freitas, Mariane Delatin Rodrigues, Marilze Amaral Roman, Renata Aparecida Costa, Lucinéia Aparecida Roncador Lucheti

Resumo


O presente trabalho buscou verificar e compreender se a nova proposta de auxílio
aprendizagem do Projeto Brincando e Aprendendo contribuiu para a superação das
dificuldades dos participantes na escola e conseqüentemente na família.
Para tanto, analisou-se a Educação no contexto brasileiro, a seguir, conceituou-se
sobre a Ação Complementar à Escola e logo após, buscou-se mostrar o Histórico da
Congregação Filhas de Maria Missionárias e do Educandário São José.
Para a elaboração desta pesquisa, utilizou-se, inicialmente de um estudo
exploratório em que constatou-se, através de dados coletados, um grande número de
crianças, que apresentavam dificuldades na aprendizagem. Realizou-se também
explorações bibliográficas para a elaboração do projeto de pesquisa definitivo.
A partir desse embasamento teórico, delimitou-se o universo da pesquisa
inicialmente em 21 crianças, alterando este número para 15 crianças, em decorrência da
desistência das demais.
Para a realização da pesquisa entrevistou-se a assistente social, os professores,
educadores e familiares das crianças participantes do projeto. Posteriormente, realizou a
análise e interpretação desses dados coletados, utilizando técnicas investigativas de análise
de conteúdo. Resultando assim, no relatório do presente trabalho.
O grupo constatou que, embora o Brasil sofra com o problema de má qualidade do
ensino fundamental, existem formas de ensinar que levam em conta às condições
peculiares de cada criança, os diferentes pontos de partida, conseguindo atingir bons
resultados no ensino-aprendizagem como, por exemplo: o Projeto Brincando e
Aprendendo.
E é no cotidiano desses projetos que desenvolvem ações complementares à escola,
que se perpassam os impasses e as dificuldades na aprendizagem; que se insere a atuação
do profissional do Serviço Social.
PALAVRAS-CHAVE: Educação; Ação complementar à escola e Dificuldades de
aprendizagem.

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