AGÊNCIAS DE CONTROLE: COMO A MÍDIA PODE MOLDAR COMPORTAMENTOS E PADRÕES DE CONSUMO

Barbara Moreno de Araújo, Miriany da Silva Cano, Kawani Vitória de Oliveira Mendonça, Maria Eduarda Nogueira Afonso Oliveira, Jheniffer Gomes Viana

Resumo


As agências de controle influenciam o comportamento de indivíduos e grupos. A mídia, estudada nessa perspectiva, molda padrões de consumo por meio de processos de aprendizagem, onde estímulos externos reforçam comportamentos específicos. Ela desempenha um papel central na definição de normas e expectativas sociais, que podem promover a adesão ou exclusão de certos padrões. Os algoritmos polarizam opiniões e criam ciclos de retroalimentação, dificultando mudanças de padrões, nas redes sociais, assim, um indivíduo pode experimentar tanto aumento da autoestima quanto sentimentos de inadequação ou rejeição. Este material propõe uma análise comportamental contextual da mídia e sua influência sobre o comportamento, dialogando com conceitos analítico-comportamentais. Construído enquanto um artigo teórico conceitual, os materiais inicialmente utilizados nessa discussão, foram conteúdos dos encontros de um grupo de estudos. A interação entre a mídia e o comportamento demonstra como estímulos diários influenciam nossas escolhas de forma sutil, desempenhando papel fundamental no processo de modelagem do comportamento humano, portanto, a análise deve incluir não apenas o comportamento do consumidor, mas também o dos controladores. Destaca-se a relevância de pesquisas sobre mecanismos de prevenção, ensino e repertório em relação à influência da mídia na autoestima e na autoimagem das novas gerações.


Palavras-chave


Agências de Controle; Mídia; Comportamento; Padrões de Consumo; Autoimagem;

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