Organização das Atividades Escolares na Pandemia: estudo em um Acolhimento Institucional
Resumo
O objetivo dessa pesquisa, de método qualitativo e exploratório, foi compreender como ocorre a organização das atividades escolares retomas no cenário pandêmico da COVID-19 em um Serviço de Acolhimento Institucional (SAI), a partir da percepção de duas profissionais da equipe. Utilizamos entrevista semiestruturada que foram transcritas e analisadas. A análise guiou-se pelo viés da Psicologia Histórico-Cultural que se fundamenta no materialismo histórico e dialético, pois nos permite compreender a complexidade e a multideterminação do objeto analisado. As categorias de análises a organização e a equipe do SAI; o lugar das cuidadoras sociais frente aos aspectos escolares; características das atividades escolares remotas; e o papel da escola e a articulação com o SAI nos apontaram como resultados que existem contradições intrínsecas ao próprio sistema, já que o Estado que diz garantir e defender os direitos das crianças e adolescentes através do ECA é o mesmo que não fornece condições de trabalho, tampouco as capacitações necessárias, além de um rodízio intenso de técnicos; pontos que dificultam que a organização do estudo seja realizada. Concluímos a importância da instituição escolar, como parte da rede de proteção, estabelecer articulação com o SAI com vistas ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes institucionalizados.