COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E POSICIONAMENTO DE MARCA: ESTRATÉGIAS ESSENCIAIS PARA FOTÓGRAFOS DE CASAMENTO

Jacqueline Pereira dos Santos, Camily Vitoria Henrique Peruque

Resumo


O presente artigo explora a relevância do comportamento do consumidor e do posicionamento de marca para fotógrafos de casamento. O objetivo é demonstrar a importância de estratégias competitivas de posicionamento para esses profissionais se destacarem e compreender como o comportamento do consumidor pode orientá-los. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de escopo, que buscou levantar, analisar e sintetizar materiais publicados sobre o tema. Os resultados da pesquisa evidenciam que fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos influenciam decisivamente o processo de compra dos consumidores. Observou-se que os noivos, em particular as novas gerações, valorizam autenticidade, naturalidade e a personalização, buscando profissionais que transmitam a essência do casal nas fotos. Os dados apresentados reforçam mudanças nas preferências, entre elas, a valorização de fotos espontâneas e a crescente opção por compras online ou de segunda mão na escolha dos trajes. Conclui-se, portanto, que compreender o consumidor e implementar estratégias de posicionamento de marca, constitui um alicerce indispensável para o sucesso de fotógrafos de casamento. A aplicação das estratégias genéricas de Porter — liderança em custos, diferenciação e enfoque — revela-se como crucial para que esses profissionais definam como desejam ser percebidos no mercado, com o propósito de fortalecer sua competitividade e construir vínculos com seus clientes. Quando há clareza no posicionamento, a proposta de valor é alinhada às expectativas do consumidor, o que potencializa a visibilidade do fotógrafo, consolida sua autoridade no setor e favorece a fidelização, transformando a prestação de serviços em uma experiência de alto impacto e relevância.


Palavras-chave


Fotografia; Marca; Consumidor;Posicionamento; Estratégia.

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