A POSSIBILIDADE DE ATRIBUIÇÃO DE RESPONSABILIDADE AOS INFLUENCIADORES DIGITAIS: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA TUTELA CONSUMERISTA

Carla Roberta Ferreira DESTRO, Lara Wehbe MARANGONI

Resumo


 

O avanço tecnológico, oportunizou uma nova percepção das relações de consumo, uma vez que são nas plataformas online que os influenciadores digitais por meio de parcerias ou contratados com grandes marcas conseguem veicular publicidades de produtos e serviços, na qual o público que os segue é influenciado a consumi-los, de modo a possibilitar maiores alcances e lucros para a organização. Assim, o artigo analisa a responsabilidade das personalidades digitais diante das publicidades por eles realizadas a luz do Código de Defesa do Consumidor, sempre tendo como ponto de partida a vulnerabilidade atrelada aos consumidores seguidores. Para este fim, o método de abordagem empregado foi o dedutivo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica baseada em obras nacionais.

 

Palavras-chave


Influenciadores Digitais. Relação de Consumo. Responsabilidade Civil. Publicidade.

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