A MARCA NO MERCADO CONSUMIDOR BRASILEIRO: FATORES DETERMINANTES DE SUCESSO OU FRACASSO EMPRESARIAL

Ana Lúcia Dias Breetz, Daniele da Silva Galiani, Márcia Cristina Cortez, Priscila Yuriko Horiguchi, Robson Luis de Sales, Alexandre Hideo Sassaki

Resumo


O presente trabalho é originário da crença dos autores de que as pessoas possuem
um determinado produto não só pelo seu uso final, mas também, pela satisfação e
fidelidade, e o quanto estão ligadas culturalmente às marcas. Esta pesquisa,
apresenta as mais precisas definições para o termo Marca, seu conceito e sua
importância e busca diferenciar o conceito de marcas ao de produtos, o conceito de
gestão de marcas (Brand Management) e o desenvolvimento de valor da mesma.
Propõe-se a encontrar, através de dados obtidos por meio da aplicação de
questionários, o nível de correlação entre o reconhecimento e satisfação com uma
Marca e a lealdade do consumidor à mesma, incluindo três setores de produtos e
nove marcas, atuantes no mercado brasileiro, com alto e baixo nível de envolvimento
entre os mesmos. Diretamente ligado ao termo “Marca”, pretende demonstrar o
conceito e a relevância do Marketing, que é o grande responsável pela propagação
e trabalho de imagem da mesma, buscando fixá-la no cotidiano e na cultura do
consumidor, utilizando figuras importantes da área, como: Drucker, Kotler, Giuliani,
Churchill, Peter, Walker, entre outros. Pretende ainda analisar, a questão histórica e
evolução das marcas, até a presente momento, de um mundo globalizado. Portanto,
a fim de concluir o trabalho de forma concreta e com maior coerência, foram
realizadas pesquisas sobre três categorias de produtos: celular, tênis e água. A
pesquisa realizada junto aos entrevistados teve como finalidade averiguar o nível de
satisfação de um possível consumidor para com empresa e/ou setor em questão e a
existência de correlação entre índice de satisfação (IND_SAT) e índice de lealdade
(IND_LEAL).
Palavras-chave: Marcas. Marketing. Satisfação. Fidelidade. Consumidores.

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