APLICAÇÃO DO MERCHANDISING COMO FERRAMENTA DE ALAVANCAGEM DAS VENDAS NO VAREJO DE SUPERMERCADOS

Josir de Oliveira, Luiz Gustavo Balzanelli Sousa, Ricardo Ribeiro Trigo, Rogério Ferreira Destro, Vitor Hugo Napoleão Pereira, Alexandre Hideo Sassaki

Resumo


A busca pelo aumento de competitividade e incremento de vendas no varejo tem
sido alvo de profundas investigações científicas na área de gestão de marketing. A
presente pesquisa pretendeu avaliar se as considerações teóricas sobre
merchandising de ponto de venda podem ser comprovadas ou refutadas na prática,
em empresas prudentinas. O presente trabalho teve como objetivo comprovar,
através de uma análise comparativa, que o ponto de venda promocional é mais
eficaz, se comparado ao ponto de venda convencional de exposição de produtos. O
tipo de pesquisa adotada neste trabalho foi exploratória e descritiva. Pelas
características da metodologia adotada, não existe preocupação no sentido de
estabelecer relações de causa e efeito, correlações ou buscar explicações (as
razões determinantes) para os fenômenos observados. A partir dos dados coletados,
pode-se inferir que foram observadas diferenças significativas de vendas, dos
pontos promocionais e convencionais. Contrariamente do determinado na literatura
relacionada ao tema, as saídas de produtos dos pontos de venda promocionais não
superaram as dos pontos convencionais, à exceção de uma oportunidade de vendas
do produto Coca-Cola, no supermercado Muffato. Como sugestões para trabalhos
futuros, o grupo, ciente de que nenhum trabalho é totalmente esclarecedor, sugere
que os alunos que estejam lendo este projeto possam dar continuidade ao mesmo,
coletando um número maior de produtos e mercados, pesquisando as causas e
efeitos do merchandising no ponto de venda.
Palavras-chave: Gestão de marketing. Merchandising. Ponto de venda promocional
e convencional.

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