APLICAÇÃO DO MERCHANDISING COMO FERRAMENTA DE ALAVANCAGEM DAS VENDAS NO VAREJO DE SUPERMERCADOS
Resumo
A busca pelo aumento de competitividade e incremento de vendas no varejo tem
sido alvo de profundas investigações científicas na área de gestão de marketing. A
presente pesquisa pretendeu avaliar se as considerações teóricas sobre
merchandising de ponto de venda podem ser comprovadas ou refutadas na prática,
em empresas prudentinas. O presente trabalho teve como objetivo comprovar,
através de uma análise comparativa, que o ponto de venda promocional é mais
eficaz, se comparado ao ponto de venda convencional de exposição de produtos. O
tipo de pesquisa adotada neste trabalho foi exploratória e descritiva. Pelas
características da metodologia adotada, não existe preocupação no sentido de
estabelecer relações de causa e efeito, correlações ou buscar explicações (as
razões determinantes) para os fenômenos observados. A partir dos dados coletados,
pode-se inferir que foram observadas diferenças significativas de vendas, dos
pontos promocionais e convencionais. Contrariamente do determinado na literatura
relacionada ao tema, as saídas de produtos dos pontos de venda promocionais não
superaram as dos pontos convencionais, à exceção de uma oportunidade de vendas
do produto Coca-Cola, no supermercado Muffato. Como sugestões para trabalhos
futuros, o grupo, ciente de que nenhum trabalho é totalmente esclarecedor, sugere
que os alunos que estejam lendo este projeto possam dar continuidade ao mesmo,
coletando um número maior de produtos e mercados, pesquisando as causas e
efeitos do merchandising no ponto de venda.
Palavras-chave: Gestão de marketing. Merchandising. Ponto de venda promocional
e convencional.
sido alvo de profundas investigações científicas na área de gestão de marketing. A
presente pesquisa pretendeu avaliar se as considerações teóricas sobre
merchandising de ponto de venda podem ser comprovadas ou refutadas na prática,
em empresas prudentinas. O presente trabalho teve como objetivo comprovar,
através de uma análise comparativa, que o ponto de venda promocional é mais
eficaz, se comparado ao ponto de venda convencional de exposição de produtos. O
tipo de pesquisa adotada neste trabalho foi exploratória e descritiva. Pelas
características da metodologia adotada, não existe preocupação no sentido de
estabelecer relações de causa e efeito, correlações ou buscar explicações (as
razões determinantes) para os fenômenos observados. A partir dos dados coletados,
pode-se inferir que foram observadas diferenças significativas de vendas, dos
pontos promocionais e convencionais. Contrariamente do determinado na literatura
relacionada ao tema, as saídas de produtos dos pontos de venda promocionais não
superaram as dos pontos convencionais, à exceção de uma oportunidade de vendas
do produto Coca-Cola, no supermercado Muffato. Como sugestões para trabalhos
futuros, o grupo, ciente de que nenhum trabalho é totalmente esclarecedor, sugere
que os alunos que estejam lendo este projeto possam dar continuidade ao mesmo,
coletando um número maior de produtos e mercados, pesquisando as causas e
efeitos do merchandising no ponto de venda.
Palavras-chave: Gestão de marketing. Merchandising. Ponto de venda promocional
e convencional.