COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: ESTUDO DE CASO NA DANISCO S/A
Resumo
O presente trabalho analisou a eficácia da comunicação empresarial como fator de
desenvolvimento empresarial, observando a relação da empresa com seus públicos
interno e externo, denominado de stakeholders . A metodologia utilizada consistiu no
uso da pesquisa de campo exploratória, a partir do estudo de caso da empresa
Danisco S/A de Pirapozinho/SP, abrangendo pesquisa em fontes secundárias de
livros e artigos publicados e as disponibilizadas pela organização, e realização de
entrevista com o responsável pelo Recursos Humanos, departamento que cuida da
implantação e acompanhamento da efetivação das ações de comunicação da
empresa. A pesquisa possibilitou investigar e avaliar o fenômeno contemporâneo da
Comunicação Empresarial em um contexto real, evidenciando os caminhos que são
seguidos para sua efetivação e consolidação de imagem dos negócios realizados
perante a comunidade. É preciso observar que os resultados obtidos destacam a
realidade da empresa alvo de estudo, não devendo ser generalizados como
realidade de outras organizações.
Palavras-Chave: comunicação empresarial; eficácia gestacional; estratégia.
desenvolvimento empresarial, observando a relação da empresa com seus públicos
interno e externo, denominado de stakeholders . A metodologia utilizada consistiu no
uso da pesquisa de campo exploratória, a partir do estudo de caso da empresa
Danisco S/A de Pirapozinho/SP, abrangendo pesquisa em fontes secundárias de
livros e artigos publicados e as disponibilizadas pela organização, e realização de
entrevista com o responsável pelo Recursos Humanos, departamento que cuida da
implantação e acompanhamento da efetivação das ações de comunicação da
empresa. A pesquisa possibilitou investigar e avaliar o fenômeno contemporâneo da
Comunicação Empresarial em um contexto real, evidenciando os caminhos que são
seguidos para sua efetivação e consolidação de imagem dos negócios realizados
perante a comunidade. É preciso observar que os resultados obtidos destacam a
realidade da empresa alvo de estudo, não devendo ser generalizados como
realidade de outras organizações.
Palavras-Chave: comunicação empresarial; eficácia gestacional; estratégia.