PLANO DE NEGÓCIO PARA ALAVANCAGEM OPERACIONAL DE UM EMPREENDIMENTO HOSPITALAR

Ata Baker, Alyne Siqueira Alves, Daniele de Oliveira Amorim, Fernanda Palma Fernandes Leão, Maria Cecilia Palácio Soares, João Cezário Giglio Marques

Resumo


A presente pesquisa teve por objetivo avaliar e analisar as características
mercadológicas, financeira e contábil de um hospital de pequeno porte localizado
na cidade de Presidente Prudente/SP. O estudo foi proposto para diagnosticar
pontos fortes e fracos existentes na estrutura organizacional e as conseqüências
que essas vêm exercendo sobre o patrimônio. O problema originou-se pela
observação “in-loco” de dificuldades econômicas e financeiras espelhadas nos
relatórios contábeis e relatadas pelos proprietários. O trabalho conseguiu detectar
como resposta, vários fatores administrativo e contábil que, em seu conjunto,
impossibilitam uma gestão com eficácia e eficiência, na otimização dos
resultados. A ausência de estratégias delineadas de acordo com as
necessidades, torna-se ponto fundamental dentro da análise. Após a avaliação de
todo o sistema operacional foi feita a análise da capacidade existente e delineouse
as propostas para médio e longo prazo. O desenvolvimento da pesquisa fez-se
por meio do método de abordagem dedutivo, quando partiu das teorias gerais e
de fatos econômicos reais para estudar e contextualizar o hospital HMA e do
método de procedimento comparativo ao analisar as semelhanças e diferenças do
sistema hospitalar nacional e regional com o do HMA, as técnicas de pesquisa
foram, inicialmente, a de documentação secundária, quando buscou suporte em
bibliografias existentes e de documentação direta por meio da pesquisa de campo
ao observar os fatos e fenômenos na coleta dos dados na forma que ocorrem
espontaneamente junto a empresa.

Texto completo:

PDF