UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS CAUSADOS PELA INADIMPLÊNCIA E OS REFLEXOS NA SAÚDE FINANCEIRA DAS EMPRESAS
Resumo
O presente trabalho abordou na sua essência as formas de redução dos riscos de
inadimplência no âmbito empresarial. O objetivo principal deste estudo residiu em
fundamentá-lo com conhecimentos necessários, gestão de risco de crédito,
ferramentas de trabalho para avaliação do cliente, a inadimplência, propriamente
dita, e a recuperação de créditos. Os empresários devem estar atentos às suas
demonstrações financeiras e avaliar constantemente suas contas a receber.
Crédito, também interpretado como “confiança”, antes da contratação, deverá ser
realizado uma avaliação criteriosa do perfil e comportamento do cliente para
detecção das causas determinantes que concorrem para o insucesso da concessão.
Havendo pendências de pagamentos, são apresentadas medidas possíveis para
recuperação do crédito. Independente da solução adotada, abordar um cliente
devedor não é uma situação agradável para nenhuma das partes envolvidas. Por
esse motivo e para ter sucesso na negociação é preciso conhecer as melhores
técnicas de análise de crédito. A maximização dos resultados empresariais passa,
necessariamente, pela consciência dos seus gestores na administração de seus
recursos financeiros e operacionais e as conseqüências de uma boa ou má gestão
de seus números.
Palavras-chave: Inadimplência. Risco de crédito. Clientes. Cobrança.
inadimplência no âmbito empresarial. O objetivo principal deste estudo residiu em
fundamentá-lo com conhecimentos necessários, gestão de risco de crédito,
ferramentas de trabalho para avaliação do cliente, a inadimplência, propriamente
dita, e a recuperação de créditos. Os empresários devem estar atentos às suas
demonstrações financeiras e avaliar constantemente suas contas a receber.
Crédito, também interpretado como “confiança”, antes da contratação, deverá ser
realizado uma avaliação criteriosa do perfil e comportamento do cliente para
detecção das causas determinantes que concorrem para o insucesso da concessão.
Havendo pendências de pagamentos, são apresentadas medidas possíveis para
recuperação do crédito. Independente da solução adotada, abordar um cliente
devedor não é uma situação agradável para nenhuma das partes envolvidas. Por
esse motivo e para ter sucesso na negociação é preciso conhecer as melhores
técnicas de análise de crédito. A maximização dos resultados empresariais passa,
necessariamente, pela consciência dos seus gestores na administração de seus
recursos financeiros e operacionais e as conseqüências de uma boa ou má gestão
de seus números.
Palavras-chave: Inadimplência. Risco de crédito. Clientes. Cobrança.