A UTILIZAÇÃO DA INTERNET COMO MEIO DE COMPRAS POR CONSUMIDORES DA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE

Alisson Janial, Bruno Muchon Sakita, Fabiana Ferreira Lopes, Thaiane de Andrade Silva, Alexandre Hideo Sassaki

Resumo


A compra pela Internet constitui-se numa nova forma de comercialização de
produtos que tem conquistado cada vez mais um número maior de usuários. Apesar
disto, ainda existem muitos questionamentos sobre esta nova forma de negociação.
Por isso, optou-se por realizar o presente trabalho com o objetivo de verificar a
utilização da Internet como meio de compras. Neste trabalho realizou-se um
levantamento no qual foram aplicados 406 questionários a uma amostra de ambos
os sexos e diversas faixas etárias. Os dados foram tabulados no EXCEL e
analisados através do software SPSS (Statistical Package for Social Sciences)
seguindo uma abordagem quantitativa. Através dos dados foi possível observar que
a maioria dos entrevistados utiliza a Internet e este acesso ocorre preferencialmente
em suas residências para a realização de pesquisa e compra de produtos. Os dados
sugerem ainda que a compra pela Internet caracteriza-se por apresentar como
atratividade principal o preço. Os produtos mais consumidos são livros e produtos de
informática e a forma de pagamento mais utilizada é o cartão de crédito. A indicação
de conhecidos e os sites de busca são as ferramentas principais pelas quais as
pessoas têm acesso as lojas virtuais. A facilidade/ agilidade na compra pela Internet
foi considerada a principal vantagem em realizar a compra pela Internet. Foi
observada correlação entre as variáveis: idade, sexo, nível de escolaridade, renda
familiar e a variável utilização da Internet para compras.
Palavras- chave: Marketing, Internet, Comércio eletrônico.

Texto completo:

PDF