Desafios e Possibilidades da Efetivação da Participação no Centro de Referência da Assistência Social - Cras

Mayane do Santos Souza, Priscila Alves Martos, Márcia Heloísa de Oliveira

Resumo


Este artigo é fruto das aulas e orientações derivadas da disciplina de Supervisão Acadêmica das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo do curso de Serviço Social. Os alunos, autores do mesmo, realizaram estágios no Centro de Referência da Assistência Social de Presidente Prudente e de Osvaldo Cruz.
Objetivamos discutir questões referentes ao Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, buscando trazer um breve histórico desde sua implementação até suas especificidades atuais, dando foco à efetivação popular em seu âmbito. Versa sobre a importância da participação na construção de Políticas Públicas, no controle social e no desenvolvimento da autonomia do sujeito enquanto cidadão de direito, conceituando assim, seu real significado e desvelando seus objetivos, os quais destacamos a autopromoção e a ampliação da cidadania.
Traz ainda, as barreiras que, somadas a um contexto de imposições de poder e de Estado neoliberal, enfraquecem movimentos sociais e traz apatia e uma característica individualista à população desmotivando ou prejudicando sua participação. Neste sentido, apresentamos o Serviço Social como uma profissão interventiva, cujo profissional enfrenta as mais variadas demandas sociais, encontrando no CRAS uma nova proposta de trabalho, um local propício para o desenvolvimento e incentivo da participação dos usuários, buscando a efetivação de uma gestão democrática que auxilie no processo de ampliação da cidadania, autonomia e estímulo de potencialidade.

Palavras-chave


Centro de Referência da Assistência Social (CRAS); participação; Serviço Social.

Texto completo:

PDF