O SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO C.A.A. E A EDUCAÇÃO.

Maria de Fatima Vieira Martins ANTUNES, Luci Martins Barbatto VOLPATO

Resumo


O presente trabalho consiste em um estudo sobre Centro de Avaliação e Acompanhamento – CAA – “Centrinho”, campo de estágio do Serviço Social, onde a equipe interdisciplinar atua num grande desafio sobre a inclusão do estudante com dificuldades de aprendizagem, sendo o público alvo alunos da rede municipal de ensino, adotando o modelo psicoeducacional visando a melhoria do aluno, constatamos que essa ideia ainda não está clara para as pessoas envolvidas neste processo, são eles: os pais, a escola e as próprias crianças. Enfocamos a educação como um bem que precisa ser revisto, e a dificuldade da criança no processo cognitivo, salientando a responsabilidade do Estado, da família. A família em não deixar que a criança com dificuldade de aprendizagem atinja seu objetivo. E o Estado, precisa dar respaldo no sentido da qualidade do ensino. Para o profissional do serviço social é um verdadeiro exercício de cidadania e luta pelo direito à educação de qualidade, o profissional vai em busca do desenvolvimento da família, possibilitando o fortalecimento dos vínculos afetivos dentro da família, na escola, e da escola com a família, acreditando que a educação é um direito humano fundamental, diante disso, ressaltamos a importância do trabalho em rede para superação da dificuldade de aprendizagem do aluno(a).

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