Evasão Escolar: Um Estudo na Escola Estadual Francisco Pessoa
Resumo
O presente trabalho analisou a Política de Educação no Brasil contextualizando-a, principalmente, no âmbito do direito social tendo como norte a Constituição Federal de 1988 e as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional trazendo assim, as determinações históricas, políticas, sociais e econômicas realizando um retrospecto da educação no país apreendendo-a na colonização, no império, na república, na ditadura militar, na industrialização e no neoliberalismo interpretando os pontos fundamentais para entendermos a educação na contemporaneidade, evidenciando que a escola não é o único lugar onde encontramos o sentido de aprender e ensinar. Ressaltou-se também o desafio na construção da cidadania devido à evasão escolar trazendo a discussão sobre o que é cidadania e a contribuição da educação para tal. Além disso, transcorremos sobre a evasão escolar discutindo seus motivos, bem como pontuando a legislação acerca da temática aqui estudada, fazemos também uma referência no que tange a intervenção do assistente social frente a esta demanda, salientando suas contribuições no âmbito educacional. A pesquisa de campo foi realizada na cidade de Presidente Prudente em especial no Conjunto Habitacional Ana Jacinta ressaltando suas peculiaridades e historicidade no que tange o seu sistema educacional do ensino médio, destacando a evasão escolar na Escola Estadual Francisco Pessoa. Discorreu-se ainda, sobre a metodologia utilizada na pesquisa e analisou o perfil levantado através das entrevistas realizadas com os adolescentes evadidos, sendo compreendido todo o contexto no qual aquele adolescente está inserido. Apresenta-se por fim, a proposta de inserir o adolescente em capacitações e profissionalizações que tenham por objetivo educá-lo para a cidadania e atender às necessidades dos mesmos em concordância com a sua realidade.
Palavras-chave
Política de Educação; Evasão Escolar; Cidadania; Adolescente; Serviço Social.