Serviço Social e Educação: Possibilidades e Desafios na Implantação de uma Proposta Inclusiva aos Alunos com Deficiência
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo problematizar a inclusão dos alunos com deficiência na rede de ensino público regular na Escola Estadual “Professor Adolpho Arruda Mello”, na perspectiva de expor como este trabalho vem sendo desenvolvido e quais têm sido as dificuldades encontradas. Direito este que está regulamentado na Constituição Federal e em diversas leis infraconstitucionais. O objeto de pesquisa foi investigar as ações desenvolvidas pelo profissional de Serviço Social na Escola Estadual “Professor Adolpho Arruda Mello”; o mesmo é demonstrado através de ações que o assistente social executa com os alunos com deficiência, que tem como proposta atuar de forma interdisciplinar contribuindo na perspectiva de viabilizar seus direitos e o acesso à educação com qualidade. De acordo com este trabalho foram sujeitos desta pesquisa a assistente social que desenvolve o projeto de intervenção na unidade escolar e as famílias dos alunos com deficiência inseridos na rede de ensino regular. Utilizou-se na metodologia a pesquisa de campo de cunho qualitativo e quantitativo através de entrevista semi-aberta, visando conhecer, observar e avaliar as dificuldades dos alunos com deficiência e de seus familiares no que se refere à inclusão e a exclusão que os mesmos sofrem ao serem inseridos na rede de ensino público regular. Ressaltando os questionamentos e as dúvidas diante do direito a educação e da inclusão dos mesmos. Por fim, concluímos que é de extrema importância analisar e discutir a atuação do assistente social na rede de ensino público regular, evidenciando o respaldo que o profissional fornece às necessidades de cada aluno e a luta por seus direitos, expondo essa contribuição a favor que essa categoria tenha espaço garantido na sociedade.
Palavras-chave
Educação Inclusiva; Serviço Social; Pessoa com Deficiência; Rede de Ensino Público Regular; Escola Inclusiva.