Um Estudo Social do Centro Educacional infantil “São Vicente Pallotti” e das Famílias atendidas no ano de 2001
Resumo
O presente trabalho aborda um estudo social do Centro de Educação
Infantil “São Vicente Pallotti” e das famílias que foram atendidas no ano 2001.
As autoras realizaram uma retrospectiva histórica da Educação Infantil,
enfocando a política pública da educação infantil que é um direito de todos e
dever do Estado e da Sociedade garanti-las, bem como contextualizando o
surgimento da Educação Infantil no Município de Presidente Prudente.
O estudo buscou analisar a interação entre a família e o Centro de
Educação Infantil. Realizando um perfil dos funcionários e das famílias, para que
os obtivesse a concepção que cada um desses grupos possui do espaço
institucional.
Percebendo-se que o conflito existente é maior entre os funcionários e a
instituição. No processo interacional entre família e o Centro de Educação Infantil
nota-se que não existe uma relação harmônica, pois os pais participam muito
pouco das atividades desenvolvidas, desta forma não se estabelece um diálogo
entre ambos.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil; Família; Criança; Política Pública;
Interação.
Infantil “São Vicente Pallotti” e das famílias que foram atendidas no ano 2001.
As autoras realizaram uma retrospectiva histórica da Educação Infantil,
enfocando a política pública da educação infantil que é um direito de todos e
dever do Estado e da Sociedade garanti-las, bem como contextualizando o
surgimento da Educação Infantil no Município de Presidente Prudente.
O estudo buscou analisar a interação entre a família e o Centro de
Educação Infantil. Realizando um perfil dos funcionários e das famílias, para que
os obtivesse a concepção que cada um desses grupos possui do espaço
institucional.
Percebendo-se que o conflito existente é maior entre os funcionários e a
instituição. No processo interacional entre família e o Centro de Educação Infantil
nota-se que não existe uma relação harmônica, pois os pais participam muito
pouco das atividades desenvolvidas, desta forma não se estabelece um diálogo
entre ambos.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil; Família; Criança; Política Pública;
Interação.