A INFLUÊNCIA DE PAIS CRIMINOSOS NO COMPORTAMENTO CRIMINOSO DOS FILHOS – SUAS REPERCUSSÕES JURÍDICAS

Gislaine Pinheiro de Carvalho Marcelino, José Hamilton do Amaral

Resumo


O objetivo deste trabalho foi expor de uma maneira bastante centralizada, o conceito de criminologia e a forma como esta ciência pode ajudar na prevenção de crimes.
Antes do crime, há algo muito mais importante a ser visto, qual seja a sua causa, à partir da qual se pode buscar medidas para diminuir a criminalidade.
A pesquisa demonstrou que um indivíduo não se torna criminoso por uma simples opção. Antes que ele “opte” por seguir tal caminho, há inúmeros influxos que são por ele recebidos, que o faz ter uma conduta desviante.
Dentre as muitas influências sofridas pelo indivíduo, neste trabalho, buscou-se enfatizar a influência da família, como esta instituição pode incutir significativamente na formação do seu caráter e da sua moral.
À partir da análise feita, procurou-se mostrar que na família se tem o primeiro modelo de grupo social, destarte, tudo o que nela é aprendido como sendo correto, será transferido para a vida do indivíduo fora desta instituição.
Entendendo melhor as causas que levam ao crime e a importância que a família tem na formação do indivíduo, é possível que se busque novas alternativas para prevenir a criminalidade.
É preciso que seja feito um trabalho que conscientize cada família sobre a importância que tem em relação à formação da criança, bem como a necessidade de educar e orientar, não esquecendo do papel que cada um exerce dentro desta
instituição e que serve de paradigma os mais jovens.
PALAVRAS-CHAVE: Criminalidade familiar; Influência familiar; Causas do crime.

Texto completo:

PDF