AUMENTO DA CRIMINALIDADE - CAUSAS

Laís Flávia Arfeli Panucci, José Hamilton do Amaral

Resumo


A presente dissertação trata do aumento da criminalidade nos dias atuais, principalmente as causas que levam a esse crescimento.
Foram abordadas as causas internas que o indivíduo possui que o leva a praticar delitos e as causas do comportamento violento, assim como o comportamento anti-social e os Transtornos explosivos Intermitentes.
A seguir, foram ressaltadas as causas externas do aumento da criminalidade, tais como o aumento populacional, o alcoolismo, o consumo de substâncias entorpecentes, entre outras.
Ainda, tratou-se da exploração que a mídia tem realizado sobre a violência, o que leva os indivíduos à “copiarem” as condutas dos criminosos tão explorados pelos veículos de comunicação.
A Criminologia possui um importante papel no estudo deste tema, à medida que o principal objetivo desta ciência é a prevenção do crime. Por isso, um capítulo deste
estudo dedica-se a explorar o papel da criminologia na sociedade e sua relação com o tema da violência.
Por fim, tratou-se neste trabalho de Ideologia Criminal, sendo esta um tipo de comportamento que leva o indivíduo a praticar determinadas condutas delituosas sem
experimentar a sensação de culpa. Isto porque, a Ideologia é um tipo de subcultura e dentro desta, certas condutas são consideradas normais, ainda que ilícitas.
PALAVRAS –CHAVE: Criminologia; Criminalidade; Violência; Sociedade.

Texto completo:

PDF