A FORMAÇÃO DO PREÇO NO CONTEXTO DE UMA MICROEMPRESA COMERCIAL DE PRESIDENTE PRUDENTE: UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA

Janaina Suellen Bovolenta, Kelly Cristina Nacano Guariento, Luciane Roberta Capelasso Guidiu, Mariele Nascimento Veloza, Maria Cecília Palácio Soares

Resumo


O presente trabalho se propõe a analisar a formação do preço de venda de uma
microempresa comercial que atua no ramo de cosméticos na cidade de
Presidente Prudente e verificar se ele é condizente com a realidade que a
empresa está praticando. Inicialmente relatou-se o surgimento das micro e
pequenas empresas, sua importância no cenário sócio-econômico, as dificuldades
por elas enfrentadas e a tendência para a administração familiar. Foi realizado,
além do levantamento bibliográfico, uma pesquisa de campo dentro da empresa,
onde coletou-se dados sobre custos e despesas para verificar se a margem de
lucro que a empresa acredita estar obtendo realmente ocorre. As informações
obtidas foram organizadas em forma de tabelas que apresentaram os resultados
apurados. Por fim, foi confrontado o preço praticado pela empresa com o obtido
através dos estudos realizados, possibilitando apresentar diagnósticos próximos
da realidade da empresa.
Palavras-chave: Entidade Contábil. Controle Interno. Gastos Operacionais.
Formação de Preço. Eficácia Gestacional.

Texto completo:

PDF