O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA E A FORMAÇÃO DO PREÇO EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS (EPP) DE PRESIDENTE PRUDENTE: UM ESTUDO COMPARATIVO COM ENFOQUE GERENCIAL

Fábio Carvalho Ribeiro, Letícia Mayumi Sato, Rodrigo Kendi Sato, William Ken Iti Hiratsuka, Maria Cecília Palácio Soares

Resumo


O presente trabalho busca conhecer através do Princípio Contábil da
Competência o preço de venda dos serviços realizados em uma empresa de
Presidente Prudente classificada como EPP (Empresa de Pequeno Porte) e
compará-lo com os preços praticados pela empresa no período de agosto de
2004. O tema da pesquisa está inserido no campo da Contabilidade de Custos e
Gerencial e fez uso de documentação indireta de fontes primárias e bibliográficas;
documentação direta quantitativo-descritivos. Foi empregado o método de
abordagem dedutivo e o de procedimento histórico, comparativo e estatístico. A
proposta deste estudo teve o intuito de constituir um banco de dados baseado no
Princípio da Competência e formar o preço de venda para alguns serviços
prestados durante o período da pesquisa (agosto de 2004) submetendo na
seqüência a uma confrontação com os preços praticados, no mesmo período. Foi
dado especial destaque à importância da microempresa e da empresa de
pequeno porte na estrutura econômica do país, foi levantado todos os custos e
despesas que a empresa possui em seu contexto, diante destes dados, foram
construídas planilhas nas quais organizam todos estes dados internos para
facilitar uma tomada de decisão e calcular de forma correta o preço de venda.
Após feito os cálculos do preço de venda, foi comparado com os preços que a
empresa pratica, e observou-se que a empresa está tendo dificuldades em
calcular este preço, ou seja, esta calculando de forma incorreta, onde a empresa
aplica um percentual de margem de lucro e acredita que esteja obtendo-a, porém,
a realidade é quando é estruturada sob um banco de dados (gastos) construído
com base no Princípio da Competência.
Palavras-chave: Princípio da Competência, Bancos de Dados, Controle Interno,
Formação de Preço, Tomada de Decisão.

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