MOTIVAÇÃO NO TRABALHO: UM ESTUDO NO SUPERMERCADO PASTORINHO S/A

Anelise Okazaki Pasquini, Fernanda Alberti de Andrade, Fernanda Guadanhim de Souza, Mariana Occulati de Castro, Mário Boscoli Neto

Resumo


Este trabalho visou mostrar a motivação dos funcionários do Supermercado
Pastorinho S/A, localizado no bairro Vila Marcondes, através da teoria de Maslow,
teoria X e Y, teoria dos dois fatores, teoria ERG. O propósito foi observar o nível
de motivação dos funcionários e sua relação com a empresa, bem como
desmotivar as ferramentas existentes para esta avaliação. Foi aplicado
questionário contendo vinte e duas questões que visou medir a motivação
segundo várias teorias já citadas acima, comparando-as e medindo a motivação.
A ótica do trabalho foi observar a motivação e mensura-lá em um ambiente
controlado. E com base nesse estudo que indica o nível de motivação foi
demonstrada que o principal aspecto é a segurança que os motivam no
supermercado Pastorinho.
Palavras-Chave: Motivação. Gestão de Pessoas. Relações Humanas.

Texto completo:

PDF