ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE TEORIA E PRÁTICA RELACIONADA AO FRANCHISING: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE ALIMENTAÇÃO

Érika Mayumi Kato, Franciane Aparecida Pazin, Janiúscia de Souza Silva, Priscila Ribeiro Zorzan, Hiroshi Wilson Yonemoto

Resumo


O mercado de franchising vem se desenvolvendo nos últimos anos. A cada dia
ascende o número de pessoas que vêem neste mercado uma oportunidade para
obter sucesso, com menor risco e maior taxa de sobrevivência, quando
comparada a de empreendedores independentes. Cada vez mais, empresas
tentam aumentar sua rede de comercialização e distribuição, por meio da
utilização deste sistema. Mas, quando se fala em abertura de uma franquia, é
extremamente importante que o investidor se preocupe com alguns fatores muito
comentados e abordados em livros especializados: conceitos e definições em
franquia; lei e taxas sobre franquias; vantagens e desvantagens; relacionamento
franqueado e franqueador; assessoria do franqueador; circular de oferta de
franquia; gerações, tipos e formas de franquias e contrato de franquia. Muitas
vezes a relação entre as duas partes em questão não se concretiza como uma
relação honesta e verdadeira, ou seja, as etapas não ocorrem como combinado.
Nesse enfoque, partindo do referencial teórico e pensando no que realmente
existe, o presente estudo apresentou, como objetivo, a verificação e análise de
uma determinada cafeteria franqueada, comparando o conjunto de princípios
constantes nos livros e a realidade percebida, no que diz respeito a relação entre
franqueador e franqueado, bem como a expectativa de cada um no
estabelecimento da respectiva ligação entre eles firmada. Quanto ao método de
procedimento, o estudo desenvolveu-se por meio de uma perspectiva
comparativa, com o intuito de verificar as possíveis diferenças entre a teoria
abordada nos livros e a prática observada na relação entre as partes envolvidas.
É necessário ressaltar que o trabalho foi realizado com base em uma determinada
empresa, utilizando-se um estudo de caso. Para operacionalizar os métodos
descritos, foram empregadas: técnica de documentação direta, por meio de uma
pesquisa de campo e, aplicação de entrevista, como instrumento de coleta de
dados. Por fim, realizando a análise comparativa, foi possível concluir que não
foram encontradas discrepâncias entre a teoria estudada e a prática vivenciada
na franquia.
Palavras-chave: Franchising. Franqueador e Franqueado. Vantagens e
Desvantagens.

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