EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PROCESSO DE INCLUSÃO DAS PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NAS REDES DE ENSINO PÚBLICO REGULAR NO MUNICIPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE

Alliny Lodi de Souza, Carina Akimoto Monzani, Carla Alessandra Guedes Ferreira Doninho, Natali de Andrade Teixeira Echeveste Visconde, Márcia Heloísa de Oliveira

Resumo


Neste trabalho, as autoras discutem a inclusão das pessoas portadoras de
necessidades especiais nas redes de ensino publico, a maneira como se dá o
processo de inclusão na sociedade de hoje, as dificuldades encontradas, pois a
inclusão sempre atingiu de maneira impiedosa as pessoas portadoras de
necessidades especiais. Historicamente certificamos que na Antiguidade as
pessoas portadoras de necessidades especiais eram subordinadas a condições
desumanas, de discriminação e exclusão, atribuída de varias formas
preconceituosas ao longo de muitos anos, visão essa que se intensifica na idade
media e se alonga após a segunda guerra mundial e após o termino das duas
guerras, a sociedade teve um conceito diferente, promovendo uma visão
patológica. A Constituição Federal de 1988, também trouxe novos avanços na
legislação garantindo direitos no sentido de assegurar a proteção a este
segmento e diminuir a desvantagem e preconceitos gerados pela sociedade.
Destacamos neste trabalho através de uma pesquisa de campo que nos
concebeu informações precisas de como está o processo de inclusão no âmbito
escolar, as dificuldades encontradas neste processo, as mudanças e aceitação,
para as pessoas portadoras de necessidades especiais.
Palavra Chave: Educação inclusiva. Portadores de necessidades especiais.
Direitos sociais.

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