EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PROCESSO DE INCLUSÃO DAS PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS NAS REDES DE ENSINO PÚBLICO REGULAR NO MUNICIPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE
Resumo
Neste trabalho, as autoras discutem a inclusão das pessoas portadoras de
necessidades especiais nas redes de ensino publico, a maneira como se dá o
processo de inclusão na sociedade de hoje, as dificuldades encontradas, pois a
inclusão sempre atingiu de maneira impiedosa as pessoas portadoras de
necessidades especiais. Historicamente certificamos que na Antiguidade as
pessoas portadoras de necessidades especiais eram subordinadas a condições
desumanas, de discriminação e exclusão, atribuída de varias formas
preconceituosas ao longo de muitos anos, visão essa que se intensifica na idade
media e se alonga após a segunda guerra mundial e após o termino das duas
guerras, a sociedade teve um conceito diferente, promovendo uma visão
patológica. A Constituição Federal de 1988, também trouxe novos avanços na
legislação garantindo direitos no sentido de assegurar a proteção a este
segmento e diminuir a desvantagem e preconceitos gerados pela sociedade.
Destacamos neste trabalho através de uma pesquisa de campo que nos
concebeu informações precisas de como está o processo de inclusão no âmbito
escolar, as dificuldades encontradas neste processo, as mudanças e aceitação,
para as pessoas portadoras de necessidades especiais.
Palavra Chave: Educação inclusiva. Portadores de necessidades especiais.
Direitos sociais.
necessidades especiais nas redes de ensino publico, a maneira como se dá o
processo de inclusão na sociedade de hoje, as dificuldades encontradas, pois a
inclusão sempre atingiu de maneira impiedosa as pessoas portadoras de
necessidades especiais. Historicamente certificamos que na Antiguidade as
pessoas portadoras de necessidades especiais eram subordinadas a condições
desumanas, de discriminação e exclusão, atribuída de varias formas
preconceituosas ao longo de muitos anos, visão essa que se intensifica na idade
media e se alonga após a segunda guerra mundial e após o termino das duas
guerras, a sociedade teve um conceito diferente, promovendo uma visão
patológica. A Constituição Federal de 1988, também trouxe novos avanços na
legislação garantindo direitos no sentido de assegurar a proteção a este
segmento e diminuir a desvantagem e preconceitos gerados pela sociedade.
Destacamos neste trabalho através de uma pesquisa de campo que nos
concebeu informações precisas de como está o processo de inclusão no âmbito
escolar, as dificuldades encontradas neste processo, as mudanças e aceitação,
para as pessoas portadoras de necessidades especiais.
Palavra Chave: Educação inclusiva. Portadores de necessidades especiais.
Direitos sociais.