O USO E O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS EMPRESAS COMO FERRAMENTA DE PRODUTIVIDADE
Resumo
O presente trabalho pesquisa o efeito das emoções no ambiente de trabalho e seu reflexo no sucesso de pessoas e corporações. Uma vez que na sociedade atual, as pessoas tendem a estar cada vez mais envolvidas com uma correria diária em busca de poder, sucesso e benefícios financeiros. Essa tentativa de ser sempre bem sucedido torna-se ainda mais agressiva se relacionada às organizações e pode desencadear uma série de problemas que afetam a maneira como lidamos com nossos próprios afazeres e nos relacionamentos com as pessoas que vivem à nossa volta. Pois muitas vezes, em nome da eficiência e do profissionalismo, não dispensamos a devida importância aos sentimentos e emoções nas relações de trabalho. Como sentimentos têm importância por facilitar ou interferir nos objetivos organizacionais, acredita-se que muito do sucesso empresarial depende e muito da necessidade de, ao lado de qualificação técnica e profissional, desenvolver-se também a Inteligência Emocional que existe em cada um de nós. Segundo Daniel Goleman, Inteligência Emocional (QE) significa administrar sentimentos de forma a expressá-los apropriada e efetivamente e, ao contrário da Inteligência Intelectual ou Racional (QI), com a qual já nascemos, pode ser em grande parte aprendida e desenvolvida no transcorrer da vida, de acordo com as experiências que acumulamos. Não se pode afirmar que seja uma tarefa fácil desenvolver a Inteligência Emocional para enfrentar certas situações do cotidiano, pois as emoções interferem intensamente em nossa vida - seja em seu aspecto individual, familiar ou profissional - e isso nos torna vulneráveis diante das pessoas que convivemos e nos relacionamos. Como um exemplo de como isso pode ocorrer de forma intensa na vida de uma pessoa, basta observar o relacionamento humano no local de trabalho, onde se passa boa parte do tempo e vida e onde podem ser identificadas importantes situações que colocam à prova a Inteligência Emocional de cada indivíduo. E é essa relação emocional que se pretende analisar neste trabalho. Palavras Chave: Inteligência Emocional. Produtividade. Relações Humanas.