PLANO DE NEGÓCIO PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE EVENTOS NA REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE
Resumo
O Plano de Negócios do Anthurium Eventos demonstra, através de várias
pesquisas, a viabilidade do negócio de organização e locação de espaços para eventos. O
trabalho se inicia com uma ampla pesquisa de mercado junto aos consumidores e
formadores de opinião na cidade de Presidente Prudente, demonstrando as necessidades,
pontos fortes e pontos fracos dos atuais concorrentes já estabelecidos e os respectivos
preços praticados atualmente.
Com os resultados da pesquisa formatou-se o empreendimento, nos seus aspectos
legais, contábil, mercadológico e financeiro. O Plano Estratégico de Marketing apresenta,
de maneira bastante detalhada, a composição do produto em sua forma concreta e os
serviços decorrentes da utilização e locação do espaço. Os vários tipos de eventos e seus
respectivos comportamentos sazonais deram origem a parte física da previsão de vendas
demonstrada no fluxo de caixa.
Os preços foram definidos de acordo com os preços médios e benefícios oferecidos
pela concorrência.
A propaganda e a comunicação foram orçadas tendo como alvo os seus usuários e
formadores de opinião, contemplando as principais mídias de massa. O conteúdo da
propaganda centra-se principalmente nos benefícios e atributos do negócio apresentado.
A parceria foi igualmente contemplada, já que a cadeia participante do negócio é
bastante ampla e diversificada, exigindo uma atenção especial da equipe de marketing.
Os investimentos foram orçados com base em preços correntes de mercado e
incluem a fase pré-operacional, com os respectivos projetos, a construção, os móveis e
utensílios, os equipamentos e o capital de giro.
O fluxo de caixa projetado por dez anos demonstra saldo acumulado compatível
com o montante do investimento e todos os seus custos variáveis e fixos estão
demonstrados em tabelas, assim como os demonstrativos de resultado do exercício.
Os índices de análise financeira mostram-se favoráveis a execução do investimento,
cujo montante seria parcialmente financiado por órgãos de fomento.
Palavras-chave: Plano de Negócios. Implantação de um centro de eventos. Viabilidade do
negócio. Previsão de vendas. Estudo de mercado. Plano de marketing. Plano financeiro.
Empreendimento.
pesquisas, a viabilidade do negócio de organização e locação de espaços para eventos. O
trabalho se inicia com uma ampla pesquisa de mercado junto aos consumidores e
formadores de opinião na cidade de Presidente Prudente, demonstrando as necessidades,
pontos fortes e pontos fracos dos atuais concorrentes já estabelecidos e os respectivos
preços praticados atualmente.
Com os resultados da pesquisa formatou-se o empreendimento, nos seus aspectos
legais, contábil, mercadológico e financeiro. O Plano Estratégico de Marketing apresenta,
de maneira bastante detalhada, a composição do produto em sua forma concreta e os
serviços decorrentes da utilização e locação do espaço. Os vários tipos de eventos e seus
respectivos comportamentos sazonais deram origem a parte física da previsão de vendas
demonstrada no fluxo de caixa.
Os preços foram definidos de acordo com os preços médios e benefícios oferecidos
pela concorrência.
A propaganda e a comunicação foram orçadas tendo como alvo os seus usuários e
formadores de opinião, contemplando as principais mídias de massa. O conteúdo da
propaganda centra-se principalmente nos benefícios e atributos do negócio apresentado.
A parceria foi igualmente contemplada, já que a cadeia participante do negócio é
bastante ampla e diversificada, exigindo uma atenção especial da equipe de marketing.
Os investimentos foram orçados com base em preços correntes de mercado e
incluem a fase pré-operacional, com os respectivos projetos, a construção, os móveis e
utensílios, os equipamentos e o capital de giro.
O fluxo de caixa projetado por dez anos demonstra saldo acumulado compatível
com o montante do investimento e todos os seus custos variáveis e fixos estão
demonstrados em tabelas, assim como os demonstrativos de resultado do exercício.
Os índices de análise financeira mostram-se favoráveis a execução do investimento,
cujo montante seria parcialmente financiado por órgãos de fomento.
Palavras-chave: Plano de Negócios. Implantação de um centro de eventos. Viabilidade do
negócio. Previsão de vendas. Estudo de mercado. Plano de marketing. Plano financeiro.
Empreendimento.