PLANO DE NEGÓCIO PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE EVENTOS NA REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE

Alexandre Rena, Claudia Jacqueline R. Encenha, Daiana Thais Custódio Serrano, Sílvia de Oliveira Bosquet Ibanez, Tatiane Puci Stringuetta, João Cezário Giglio Marques, Sérgio Turuta

Resumo


O Plano de Negócios do Anthurium Eventos demonstra, através de várias
pesquisas, a viabilidade do negócio de organização e locação de espaços para eventos. O
trabalho se inicia com uma ampla pesquisa de mercado junto aos consumidores e
formadores de opinião na cidade de Presidente Prudente, demonstrando as necessidades,
pontos fortes e pontos fracos dos atuais concorrentes já estabelecidos e os respectivos
preços praticados atualmente.
Com os resultados da pesquisa formatou-se o empreendimento, nos seus aspectos
legais, contábil, mercadológico e financeiro. O Plano Estratégico de Marketing apresenta,
de maneira bastante detalhada, a composição do produto em sua forma concreta e os
serviços decorrentes da utilização e locação do espaço. Os vários tipos de eventos e seus
respectivos comportamentos sazonais deram origem a parte física da previsão de vendas
demonstrada no fluxo de caixa.
Os preços foram definidos de acordo com os preços médios e benefícios oferecidos
pela concorrência.
A propaganda e a comunicação foram orçadas tendo como alvo os seus usuários e
formadores de opinião, contemplando as principais mídias de massa. O conteúdo da
propaganda centra-se principalmente nos benefícios e atributos do negócio apresentado.
A parceria foi igualmente contemplada, já que a cadeia participante do negócio é
bastante ampla e diversificada, exigindo uma atenção especial da equipe de marketing.
Os investimentos foram orçados com base em preços correntes de mercado e
incluem a fase pré-operacional, com os respectivos projetos, a construção, os móveis e
utensílios, os equipamentos e o capital de giro.
O fluxo de caixa projetado por dez anos demonstra saldo acumulado compatível
com o montante do investimento e todos os seus custos variáveis e fixos estão
demonstrados em tabelas, assim como os demonstrativos de resultado do exercício.
Os índices de análise financeira mostram-se favoráveis a execução do investimento,
cujo montante seria parcialmente financiado por órgãos de fomento.
Palavras-chave: Plano de Negócios. Implantação de um centro de eventos. Viabilidade do
negócio. Previsão de vendas. Estudo de mercado. Plano de marketing. Plano financeiro.
Empreendimento.