O TRATAMENTO JURÍDICO DAS RELAÇÕES COMERCIAIS VIA INTERNET
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre o uso da internet
para determinados fins empresariais, como o comércio eletrônico. Para tanto é
abordada a evolução história do computador e da internet no mundo e no Brasil e
também a conceituação de algumas figuras, como o consumidor, fornecedor, redes
sociais e sua eventual dependência principalmente por estar ligada a internet,
esclarecer as vantagens da internet, inclusive no que tange ao e-commerce e as
comodidades que essa ferramenta oferece. Também busca demonstrar as
desvantagens e prejuízos que a internet tem frente ao consumidor, que deve ser
protegido, como a violação da livre concorrência e a questão da publicidade
enganosa e abusiva que frequentemente é alvo de reclamações perante os órgãos
de proteção ao consumidor. No que concerne à publicidade exprimida por
propagandas explicitar suas espécies e as consideradas promoções comerciais,
com a devida definição e legislação aplicável. Por fim, apontar as novas regras
normativas advindas para regulamentar e solucionar conflitos decorrentes do
comércio virtual e aumentar a gama de proteção do consumidor. Assim, referido
tema prescinde de regulamentação eficaz, bem como de forma de fiscalização
avançada para detectar eventuais fraudes em detrimento dos consumidores,
sabidamente são hipossuficientes, sendo que habitualmente as fraudes são
praticadas pelas empresas, com dita efetivação na fiscalização e aplicação da lei,
espera-se efetivar os princípios e regras do direito comercial e do consumidor, este
último desprotegido e que anseia de controle do comércio eletrônico.