GESTÃO DEMOCRÁTICA DOS RECURSOS HÍDRICOS

Letícia Carolina Cunha CLARO

Resumo


A educação ambiental teve uma história longa e difícil para conseguir chegar até os dias atuais, podendo ensinada de maneira formal que acontece dentro do ambiente escolar, sendo este ambiente público ou privado, ou ainda, ser implantada informalmente, que acontece fora dos locais de ensino, mas que sua finalidade também é implantar conhecimento ambiental através de políticas públicas realizadas por empresas, meios de comunicação em massa e diversos outros programas educativos. Não obstante, temos a lei de educação ambiental, seu conceito e os incumbidos a promoverem educação ambiental na sociedade. Para tanto, além da educação ambiental, foi abordado sobre a gestão democrática como consequência da educação ambiental, onde a participação popular é um direito/dever do cidadão em matéria ambiental, inclusive abordado também um importantíssimo principio que é o da informação em matéria ambiental. Porém de nada adianta termos a informação ambiental resguardada se a educação ambiental não se efetivou, em decorrência disto, muito menos ainda servirá a participação popular em matéria ambiental. Assim, utilizando-se do metodologia científica bibliográfica-indutiva, apreciou-se, por meio da intensa pesquisa, o tema em apreço, o qual remeteu a conclusões mais específicas.

Texto completo:

PDF PDF