A FORMALIZAÇÃO CONTRATUAL NA RELAÇÃO ENTRE EMPRESAS DE MODA E IFLUENCIADORES DIGITAIS

Lívia Brigo MARTINS

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo analisar a formalização na contratação de influenciadores digitais para garantir relações comerciais juridicamente seguras, especialmente no mercado dinâmico da moda. Para isso, foi estudada a rápida evolução do mercado publicitário frequentemente resultava em contratações informais, expondo tanto as empresas quanto os influenciadores a riscos, como descumprimento de obrigações e litígios relacionados à responsabilidade civil pelo uso da imagem. Como a imagem é um dos principais ativos dos influenciadores, destaca- se a importância de cláusulas contratuais claras para regular seu uso. A pesquisa concluiu que a formalização dos contratos foi essencial para proteger os interesses de ambas as partes, prevenir conflitos e assegurar o sucesso das campanhas, promovendo maior estabilidade nas relações comerciais e jurídicas.

Palavras-chave


Influenciador digital. Moda. Contratos. Mercado publicitário. Responsabilidade civil.

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