EFEITOS DE EXERCÍCIOS BASEADOS NAS DIRETRIZES DA ACSM NA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS COM HIV: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumo
A terapia antirretroviral aumenta a qualidade de vida de infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), entretanto pode acarretar alterações que afetam a qualidade de vida. O exercício físico é um aliado contra os acometimentos dessa população e o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) possui recomendações para sua prática. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo verificar por meio de uma revisão sistemática e narrativa as implicações na qualidade de vida do treino aeróbico e resistido seguindo as sugestões do ACSM para pessoas com HIV.
Foram incluídos 5 estudos, com 184 pacientes no total, que avaliaram os efeitos de exercícios aeróbicos e resistidos, combinados ou não, na qualidade de vida em pessoas infectadas com HIV. Todos os estudos apresentam melhora no desfecho, embora não haja diferença estatística significativa na maioria dos domínios dos questionários utilizados em comparação ao grupo controle, entretanto, não foi possível verificar se há relação ou não com a adesão as recomendações do ACSM.