BAIXA PRODUTIVIDADE EMPRESARIAL: FATORES QUE INFLUENCIAM O DESEMPENHO PROFISSIONAL DO INDIVIDUO E DA ORGANIZAÇÃO
Resumo
No âmbito empresarial o termo Produtividade é constantemente utilizado para avaliar o rendimento dos funcionários e das empresas, podendo ser entendido como relação entre o que é produzido e os meios aplicados na produção. A palavra é mencionada principalmente em ambientes corporativos, esse termo vem sendo utilizado desde 1766, a partir dessa época o conceito se propagou pela Inglaterra, pois os donos das fábricas exigiam que os demais trabalhadores se portassem como os funcionários que mais produziam. No cenário atual, com o mercado competitivo as organizações que conseguem prosperar são aquelas que apresentam bons índices relacionados à produtividade. Há fatores humanos e organizacionais que influenciam no relacionamento interpessoal e no desempenho do trabalhador levando muitas vezes a baixa produtividade ou oscilações constantes. Diversos fatores contribuem para essa circunstância que prejudica o aprimoramento dos colaboradores e o desempenho das organizações, dentre esses fatores podemos elencar a falta de motivação. Outro aspecto é a liderança fraca que consequentemente desestimula a equipe. Uma liderança despreparada por diversas vezes apresenta problemas no relacionamento com a equipe devido a erros na comunicação e instabilidade na confiança. O presente trabalho integra o Trabalho de Conclusão de Curso exigido no Projeto curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial da Fatec-Prudente. A pesquisa visa apresentar os fatores que contribuem para a baixa produtividade das empresas e de seus funcionários. A metodologia empregada é a revisão bibliográfica, perante a análise e interpretação de livros e artigos de diversos autores renomados da área e discussão dos pontos de vista diferentes em busca da identificação da maior influência para a baixa produtividade. O tema está inserido no campo da Administração, mais especificamente, em áreas como comportamento organizacional, Gestão de Recursos Humanos e desenvolvimento organizacional. Para superar esses fatores é crucial a adoção de estratégias certas como planos de carreira, ambiente organizacional saudável, estratégias de investimentos no desenvolvimento de seus colaboradores e uma liderança preparada para ouvi-los, buscar melhorias e direcioná-los para que a equipe alcance o ápice do seu rendimento. É importante considerar o indivíduo não apenas como uma força de trabalho, mas, como pessoa, com personalidade, expectativas, objetivos no geral como um ser humano e devem ter um estado de equilíbrio work-life balance. O colaborador deve estar alinhado com a cultura da empresa que transmita um clima organizacional positivo, equidade, realização e o companheirismo para uma boa harmonia organizacional para a otimização dos resultados derivados da maximização da produtividade.
Palavras-chave: Motivação. Clima Organizacional. Eficiência. Otimização. Liderança.