PROJETO DE EXTENSÃO- PRIMEIRA INFÂNCIA: PRIORIDADE ABSOLUTA

Jordana Talita Fernandes CORAZZA, Giovana Sanches Pitzschk FOGLIA

Resumo


A proposta do Projeto de Extensão 􀂱 Primeira Infância, Prioridade Absoluta é de oferecer aos alunos do curso de Psicologia da Toledo uma 􀂳aproximação􀂴 prática dos aspectos do desenvolvimento infantil. O respectivo projeto está vinculado à disciplina de Desenvolvimento e propõe a ampliação desses conteúdos apreendidos em sala de aula para uma vivência além sala de aula, promovendo práticas que contribuem na assimilação desses conteúdos. O projeto acontece em escolas de educação infantil do município de Presidente Prudente -SP, uma parceria com a SEDUC (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo). A atividade proposta consiste na observação de crianças de 0 à 4 anos, com foco no desenvolvimento psicomotor e socioemocional dessa criança que é devidamente indicada pela escola referenciada ao projeto. Essa fase do desenvolvimento do sujeito- Primeira Infância- é o período de intenso aprendizado e abrange o período de 0 à 6 anos e é também conhecida como janela de oportunidades, aqui o aprendizado de novas habilidades e desenvolvimento de aptidões ocorre com grande velocidade. É comprovado que nesse período a plasticidade cerebral é maior do que em todas as outras etapas da vida acontecendo aqui o maior número de conexões cerebrais, garantindo que a criança seja uma verdadeira esponja, por isso o cérebro neste período precisa de estímulos. O projeto possui dupla finalidade, primeiro proporcionará aos alunos vivenciar as práticas sobre o desenvolvimento na primeira infância e a contribuição de reflexões interdisciplinares, e segundo levando a contribuição do meio acadêmico para escolas de educação infantil nos quais possam atender a necessidades da comunidade. O resumo é baseado do material aplicado em sala de aula, com base em estudos e pesquisas acerca do assunto abordado. Por essa razão é fundamental promover, através de políticas públicas, melhores condições a fim de oferecer o maior número de recursos potencializando o desenvolvimento integral da criança em todos os seus aspectos. É essencial que a primeira infância seja permeada de estímulos e interações interpessoais para assegurar um desenvolvimento pleno. Por ser uma fase extremamente fundante para a formação do sujeito a legislação brasileira procurou resguardar esse direito através da Lei 13.257 de 08 de março de 2016, que dispõe sobre políticas públicas para a primeira infância, conhecida como o Marco Legal da Primeira Infância, trazendo alterações importantes no Estatuto da Criança e do Adolescente, (ECA). Uma das medidas colocada como prioridade nas políticas públicas, por exemplo, o direito de brincar, de receber cuidado de profissionais qualificados, além de garantir licença-maternidade e paternidade.


Palavras-chave


Primeira infância, criança, psicologia infantil, desenvolvimento

Texto completo:

PDF