ESTÁGIO NO CONTEXTO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR CRÍTICA

Rosana Camila SILVA DE MENDONÇA, Fabiane RIZO SALOMÃO

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir a importância da atuação do estagiário de Psicologia no contexto escolar, na função de agente de apoio educacional. A atuação ocorre em uma escola da rede municipal de ensino de Presidente Prudente/SP, que solicitou um estagiário de psicologia para acompanhar uma estudante que apresentava queixas de dificuldade de aprendizagem e de comportamento. A análise e discussão da queixa escolar e da atuação da estagiária se embasa nos fundamentos teórico-filosóficos da Psicologia histórico-cultural em intermediação com a Pedagogia histórico-crítica. A avaliação do desenvolvimento acadêmico, social e psicológico da estudante demonstrou avanços e melhora significativa, o que ressalta a relevância do trabalho realizado pela estagiária no contexto escolar.

Palavras-chave


Psicologia. Educação. Estágio. Aprendizagem. Desenvolvimento

Texto completo:

PDF